$wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager $wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/comun306/public_html/wp-content/wp-cache-config.php:2) in /home/comun306/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 62
Livros | DCOS

Livros

Capa-jornalismo-tecnologias-digitais-vf-1Autor: Carlos Eduardo Franciscato, Josenildo Luiz Guerra e Lilian Cristina Monteiro França

Obra: Jornalismo e tecnologias digitais: Produção, qualidade e participação (2015)

Resumo: Neste livro, os autores procuram explorar os desafios do jornalismo nesse momento “de crise”, a partir de diferentes e inovadoras perspectivas. Ora abordando temas e questões pouco exploradas na literatura da área, ora trazendo novos enfoques sobre assuntos já consolidados na agenda de pesquisa do campo. O livro está dividido em três partes. Na Parte I, Jornalismo e Tecnologia, são desenvolvidas reflexões essencialmente de natureza teórica, a fim de explorar aspectos conceituais implicados nas relações entre as potencialidades eminentemente jornalísticas e as potencialidades tecnológicas. Na Parte II, Jornalismo, Produção e Qualidade, o enfoque está nas condições tecnológicas que passam a constituir o ambiente no qual o jornalismo se realiza, os impactos e as potencialidades decorrentes, para a gestão das organizações jornalísticas, dos processos de produção e de distribuição dos conteúdos, assim como de sua qualidade. A terceira parte, Jornalismo e Participação, é dedicada a experiências protagonizadas por atores que não teriam o espaço que têm não fosse a disseminação social dos recursos e das tecnologias digitais.

Download gratuito

 

Autor: Raquel Marques Carriço Ferreira

Obra: Telenovelas – Brasileiras & Portuguesas. Padrões de audiência e consumo (2015)
00003_0gResumo: A obra apresenta as razões da superação dos índices de audiência das telenovelas portuguesas sobre as brasileiras em Portugal. As telenovelas brasileiras que sempre fizeram sucesso em Portugal cedem depois de quase 30 anos, espaço para as produções locais, e por quê? O presente estudo apresenta, a partir da perspectiva das audiências, os motivos pelos quais o cenário da produção ficcional seriada tem se alterado. O resultado da investigação revela três grupos de motivos para a audiência: a) Hábito B) Gerenciamento do Humor c) Integração social e Aprendizagem/aconselhamento. Cada grupo de motivos se associa a particular estratégia de envolvimento e intensidade de exposição às telenovelas, como também se associa as escolhas preponderantes das telenovelas por sua origem, se portuguesa e/ou brasileira.

 

Autor: Vítor José Braga Mota

Obra: Performances interacionais e mediações sociotécnicas (2015)

performances-interacionais-capa-divulgacao

Resumo: É resultante de uma seleção das principais discussões que aconteceram por ocasião do III Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (SIMSOCIAL), realizado em 2013 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob promoção do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS). A seleção está dividida em quatro eixos discursivos: (1) Corpo, subjetividade e identidade; (2) Circulação de informação em redes sociais; (3) Produção de conteúdo e articulações coletivas na internet; e (4) Interação e práticas cognitivas em ambientes eletrônicos.

 

Autor: Luciano Correia dos Santos

Obra: Entre promessas e realidade da televisão digital: Estratégias da Rede Globo na convergência (2015)

Entre Promessas e a Realidade_Capa-01

Resumo: em dezembro de 2007, o Brasil deu início à nova fase da televisão, caracterizada pela passagem do patamar analógico para o digital.  De acordo com ele, a  Rede Globo de Televisão, principal emissora de TV do país e uma das maiores do mundo, aos poucos, fez sua passagem nas capitais e principais cidades brasileiras e começou a investir na implantação dos serviços inerentes à nova tecnologia de transmissão.

 

 

Autor: Carlos Franciscato

Obra: A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais

jornalismo_franciscato

Resumo: As experiências iniciais do jornalismo nos séculos XVII a XIX e sua consolidação a partir do século XIX são apresentadas neste livro com o objetivo de oferecer, ao leitor, a compreensão dos modos como a atividade jornalística possibilitou a construção de um tipo específico de vivência social do tempo presente. É possível visitar, com esta obra, os rudimentos de uma prática social, sua incipiente tecnologia e perceber como sua institucionalização fez dos jornais referências para uma nova experiência social do tempo presente.

 

Autor do livro: Josenildo Guerra

Obra: O Percurso Interpretativo na Produção da Notícia: Verdade e Relevância como Parâmetros de Qualidade Jornalística

book_jose

Resumo: Dois objetivos são buscados no livro: aproximar a reflexão teórica sobre o jornalismo ao saber prático da profissão e propor conceitos e parâmetros para a avaliação da qualidade de produtos e processos jornalísticos. Ambos os objetivos são complementares. A pretensão de unir teoria e prática produz o autoconhecimento da profissão sobre bases que a experiência demonstrou serem sólidas. A pretensão de qualidade se vale do autoconhecimento para avaliar a experiência quando seus resultados se tornam questionáveis. Para tanto, o autor dedica a Parte I à análise da objetividade (e à sua defesa) e a parte II, a sistematizar o método de trabalho jornalístico, a partir de conceitos como: percurso interpretativo, técnicas cognitivas, verdade, relevância, valores-notícia (de Referência, de Referência-Universal e Potenciais), qualidade e desempenho.

 

Autor: Messiluce da Rocha Hansen

Obra: Esfera pública, democracia e jornalismo (2011)

esfera-pc3bablica-001 (1)Resumo: Este livro traz uma contribuição para os estudos sobre o poder político dos meios de comunicação de massa. A autora parte dos conceitos de esfera pública, representações sociais e democracia deliberativa para elucidar as intricadas interações entre os meios de comunicação de massa, a integração social e o sistema político.

 

 

  • AGenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.