$wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager $wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/comun306/public_html/wp-content/wp-cache-config.php:2) in /home/comun306/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 62
Regras de Utilização dos Laboratórios | DCOS

Regras de Utilização dos Laboratórios

Este regulamento tem por objetivo último o uso adequado dos espaços do Departamento de Comunicação Social, bem como dos equipamentos neles acondicionados, por parte de todos os seus usuários, visando o pleno cumprimento de sua finalidade de apoio didático-pedagógico às disciplinas consideradas práticas.

I – Sobre os objetivos deste regulamento:

a) Os estúdios são considerados, por este regulamento, como espaços de uso e gestão coletiva e, como tal, bens comuns que devem ser tratados de forma responsável e solidária por todos os seus usuários;

b) Este regulamento aplica-se aos estúdios de TV, Fotografia,Rádio, Sala de Apoio, Laboratórios de Informática e Ilha de Edição existentes no DCOS, bem como aos eventuais departamentos que venham sucedê-lo e/ou desdobrá-lo;

c) Serão considerados usuários todos os professores, técnicos e alunos que utilizarem as instalações dos Estúdios de forma regular, de acordo com a oferta de disciplinas práticas de cada semestre letivo;

d) As disciplinas referidas acima devem, obrigatoriamente, constar dos ementários que integram a departamentalização de disciplinas do DCOS;

e) Caso a chefia do Departamento ceda, eventualmente, o uso dos estúdios à disciplina externa, o(a) professor(a) por ela responsável deverá atestar que tomou ciência deste regulamento em documento avalizado pelo respectivo gestor do espaço em questão

 

II – Sobre a Escolha e atribuições dos Gestores:

Um professor do Departamento de Comunicação Social ficará responsável pela gestão bianual do respectivo espaço (estúdio, laboratório ou núcleo de edição) para qual for designado em reunião do Conselho, mediante votação, junto com um segundo professor que atuará como suplente.

a) Caberá a TODOS os usuários zelar pela integridade física dos Estúdios de TV, Ilha de Edição, Sala de Apoio, Laboratórios de Informática, Estúdio de Fotografia, Auditório e Rádio, bem como informar ao DCOS eventuais falhas de funcionamento, danos e ausência dos seus componentes, acessórios e periféricos;

b) Caberá aos técnicos designados pelo DCOS zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos dos Estúdios de Tv, Fotografia e Rádio, mediante ações preventivas e corretivas, mantendo l os respectivos gestores informados sobre eventuais problemas;

c) Caberá aos respectivos gestores manter contato regular com os funcionários técnicos sobre eventuais problemas de funcionamento nos Estúdios de TV, Fotografia e Rádio, bem como a encaminhar as demandas dos alunos e dos técnicos e orientá-los quanto aos procedimentos cabíveis;

 

III – Sobre permissões e restrições de uso:

Para garantia de integridade, segurança e bom funcionamento dos Estúdios de TV, fotografia e rádio, este regulamento estabelece permissões e restrições quanto ao uso dos mesmos, a saber:

a) Os espaços dos estúdios, seus equipamentos e a prestação de serviços dos técnicos são, primordialmente, destinados aos alunos e professores do DCOS. A precedência da cessão de equipamentos e do uso dos estúdios e laboratórios será por ordem de prioridade para produções vinculadas: 1. aos TCCs; 2.às disciplinas práticas do respectivo semestre letivo; 3. aos projetos especiais e de extensão desenvolvidos respectivamente por professores e, em casos especiais devidamente avalizados por pelos menos três professores do DCOS, alunos.

b) A utilização dos mesmos por outros departamentos só será concedida mediante agendamento prévio de, no mínimo, 15 dias. A requisição não será concedida nos horários das aulas práticas, a não ser que seja previamente autorizada pelo professor responsável. Além disso, será necessário a entrega de um projeto que prevê os objetivos e finalidades para o material audiovisual que se pretende produzir, cujo guia de elaboração se encontra no Anexo 1. Por igual exige-se uma expressa menção de crédito e/ou agradecimento ao DCOS com a devida presença de sua logomarca ao início ou ao final da produção em questão.

c) Os espaços dos estúdios, seus equipamentos e prestação de serviços dos técnicos serão cedidos às atividades não vinculadas ao curso de comunicação social mediante declaração de responsabilidade por qualquer tipo de dano, perda ou acidente.

d) Alunos e professores vinculados às disciplinas práticas ou outras disciplinas que prevêem atividades audiovisuais do curso de comunicação social não precisam da elaboração de projeto desde que requeiram a utilização dos espaços ou o uso dos equipamento sem preceder ou exceder a duração estrita do semestre letivo, excluindo-se aqui quaisquer períodos de exceção, tais como paralisações, greves, etc.

e) Alunos, professores e técnicos vinculados ao curso de comunicação social podem requisitar os espaços dos estúdios, seus equipamentos e prestação de serviços dos técnicos para a realização de projetos especiais que extrapolem os limites das demandas das disciplinas práticas. Contudo, faz-se necessário submeter um projeto que prevê os objetivos e finalidades para o material audiovisual que se pretende produzir junto ao gestor responsável e contando com a prévia tutoria e aval de um professor do Departamento de Comunicação Social;

f) Quando for necessária a retirada de equipamentos ou para as atividades vinculadas às disciplinas ou para demais projetos que estejam também vinculados ao curso de comunicação social, a assinatura do professor responsável será imprescindível. Ao solicitante é imprescindível a declaração de responsabilidade por qualquer tipo de dano, perda ou acidente.

A retirada de equipamentos para atividades acadêmicas deverá ser formalizada através do preenchimento do Termo de Responsabilidade pelo usuário (não deverá existir rasuras, sob pena de ser considerada inválida). É de responsabilidade do usuário testar o equipamento na presença do funcionário responsável pelo empréstimo para comprovar o perfeito funcionamento das mesmas. O equipamento emprestado será considerado devolvido quando o próprio usuário assinar a baixa no formulário próprio. É obrigatória a apresentação de documento apropriado (carteira de estudante) para a retirada de equipamento. O aluno deve também deixar o telefone e o e-mail para contato.

g) A utilização das instalações e equipamentos deve ser solicitada com antecedência de pelo menos 48 horas salvo em situações excepcionais, previamente aprovadas pela comissão de gestores.

h) O atraso de entrega dos equipamentos retirados acarretará as seguintes repreensões ao requerente na seguinte ordem de reincidência: 1. Punição por 1 mês de não retirada com recebimento por escrito de uma advertência assinada pelo respectivo gestor responsável. 2. Punição por 6 meses de não retirada. 3. Perda do direito de retirar equipamentos da universidade.

i) Os equipamentos que necessitam de maior cuidado ou uma capacitação técnica especializada, serão, primeiramente, operados pelos técnicos. Caberão aos mesmos ou a professores de áreas correlatas (direção de fotografia, fotografia still, edição, engenharia de som, etc.) a cessão aos alunos de equipamentos mais caros e/ou sofisticados em que estes porventura já demonstrem proficiência e comprovada destreza no uso e na manipulação.

j) Os empréstimos dos equipamentos é expressamente proibido para fins particulares fora do âmbito institucional, a não ser quando submetida à apreciação do conselho departamental e encaminhado em seguida a proposta ao Magnífico Reitor.

IV – Disposições gerais:

Alunos e professores que utilizem os equipamentos e os espaços destinados à geração de material audiovisual serão responsáveis pela organização dos mesmos para a utilização dos próximos solicitantes. É necessário, então, carregar baterias, retirar fitas ou cartões de memória, retirar lentes, filtros ou outros acessórios especiais, requisitar limpeza dos estúdios, entre outras ações que contribuam para o zelo dos dos espaços e para preservar o equipamento utilizado em seu formato mais standard (padrão) para futuras utilizações.

A reserva dos equipamentos e de espaços será realizada pelos técnicos do Departamento de Comunicação Social, os quais ficam igualmente responsáveis pelo teste e garantia de bom funcionamento do equipamento e condições do espaço, além de dar instruções de uso, caso isso seja necessário.

Todo e qualquer produção gerada pelos espaços e equipamentos do Departamento de Comunicação Social, deve constar, em seus créditos, a logomarca do DCOS/UFS.

Casos não previstos por este regulamento deverão ser apreciados pelo Conselho Departamental para deliberação.

  • AGenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.