$wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager $wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/comun306/public_html/wp-content/wp-cache-config.php:2) in /home/comun306/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 62
Corpo Docente | DCOS

Corpo Docente

Carina Luisa Ochi Flexor Andrade

Carina Luisa Ochi Flexor Andrade Professora doutora do curso de jornalismo

Professora do Departamento de Comunicação (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe - UFS, Doutoranda em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás - UFG (2012), Pós-Graduação em Design/Computação Gráfica pela Universidade Salvador - UNIFACS (1999) e Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL (1996). Experiência na área da comunicação e design gráfico, dedicando-se aos estudos que tocam o design editorial, leitura e livros digitais e, fundamentalmente, a cultura digital.

 

Carlos Franciscato

Carlos Franciscato Professor doutor do curso de jornalismo

Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2003), com período de estudos (doutorado-sanduíche) no Department of Communication da University of California-San Diego (EUA). Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e Especialização em Ciência Política pela PUC/RS (1991). É professor Associado 2 da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor (2007-2011). Coordena o GT Estudos de Jornalismo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (2015-2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e história do jornalismo, jornalismo e tecnologia e pesquisa aplicada em jornalismo.

 

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho Professor doutor do curso de jornalismo

Professor doutor do curso de jornalismoDoutor em Sociologia (UFPE), Mestre em Comunicação Social (UFPE) e jornalista. Pesquisador nas áreas de Sociologia e Comunicação, com ênfase nas áreas de "Comunicação e Política" e Teorias do Jornalismo, orientando suas pesquisas para as interfaces entre o jornalismo e política. Para esse fim, realiza trabalhos em que procura dar ênfase às teorias que se ocupam da produção da notícia jornalística e seus cruzamentos com as demais teorias da comunicação, procurando apoio na interdiscilinaridade com áreas afins das ciências sociais como a Ciência Política e a Sociologia. Participou de pesquisas sobre a cobertura política nos períodos chamados de pré-campanha e sobre a cobertura noticiosa de escândalos políticos. No momento, dedica-se a pesquisar o que nomeia jornalismo de serviço, popularmente denominado jornalismo comunitário, praticado por telejornais locais dando especial atenção às consequências sociais e políticas desse produto midiático, e focando nos impactos desse fenômeno sobre a representação e participação políticas.

 

Fernando Barroso

Fernando Barroso professor doutor do curso de jornalismo

Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, com atuação no Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (1980), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da comunicação, imprensa gay, estudos culturais, jornalismo cultural.

 

Greice Schneider

Greice Schneider professora doutora do curso de jornalismo

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe. Possui doutorado em Comunicação pela Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia e graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, e . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, comunicação visual, histórias em quadrinhos e análise da cultura de massa.

 

Jimmy Carter Araújo de Mendonça

Jimmy Carter Araújo de Mendonça Professor doutor do curso de jornalismo

Mestre em Educação e Linguagem, colaborador do Grupo de Pesquisa Escritura, Texto e Criação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduado lato sensu com estudo dos Processos Midiáticos e Novas Formas de Sociabilidade, que analisa os efeitos da midiatização na sociedade. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas. Tem vasta experiência no mercado da Comunicação Social em Alagoas, com ênfase em produção audiovisual, texto jornalístico e editoração eletrônica e hipermídia. Iniciou a vida profissional como professor de informática e redação, mas focou sua atuação na produção de artes gráficas nos meios de Comunicação Digital e Impressa, como Webdesigner, Webwriter e Diretor de Arte publicitária. Já exerceu a função de assessor de imprensa no setor privado e do município de Barra de São Miguel - AL. Ensinou as disciplinas Direção de Arte e Produção Gráfica no curso Publicidade e Propaganda, e foi Coordenador dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau - Maceió. Atualmente, coordena atividades vinculadas à produção audiovisual, como Diretor de Programas de televisão, na TVE Alagoas -vinculada ao Instituto Zumbi dos Palmares.

 

Josenildo Guerra

Josenildo Guerra professor doutor do curso de jornalismo

Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe, com atuação no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia. É um dos líderes do Laboratório de Estudos em Jornalismo e coordenador da Agência Experimental de Reportagem e Monitoramento de Cobertura (www.agex.ufs.br), projeto associado à Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI), uma rede de pesquisa vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Tem realizado pesquisas em teoria do jornalismo, gestão do processo jornalístico e gestão da qualidade editorial em jornalismo, construindo interfaces com as áreas de tecnologias de informação e gestão do conhecimento. Está trabalhando no desenvolvimento de metodologias de pesquisa aplicada (produção experimental monitorada) e de ferramentas de suporte ao trabalho jornalístico e controle de qualidade (sistemas de informação).

 

Messiluce da rocha hansen

Messiluce da rocha hansen Professora Doutora do curso de Jornalismo

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo Bacharelado - pela Universidade Federal de Sergipe (2000), mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui experiência em Teoria Política Contemporânea, Teorias da Comunicação e Economia Política da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e política, esfera pública, jornalismo, cidadania e políticas públicas de comunicação.

 

Michele Tavares

Michele Tavares Professora doutora do curso de jornalismo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (2012), pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Comunicação Digital (2008), pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e graduada em Comunicação Social - Bacharel em Jornalismo (2006), pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS - UFMG). Tem experiência na área de Assessoria de Comunicação, com ênfase em Comunicação Digital, Coordenação Pedagógica e docência em curso de idiomas. No campo da docência do Ensino Superior, atua como professora substituta do Curso de Comunicação Social, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Matéria de Ensino Laboratório em Jornalismo Impresso, além ministrar aulas, como professora convidada, no Curso de Pós-Graduação em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias, da Universidade Tiradentes (Unit). Coordenação e condução de cursos de capacitação e oficinas realizadas pelo Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor/Se).

 

Sebastião de Sá Figueiredo

Sebastião de Sá Figueiredo Professor MESTRE DO CURSO DE JORNALISMO

 

Sonia Aguiar Lopes

Sonia Aguiar Lopes professora doutora do curso de jornalismo

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde coordena o Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA), é doutora em Comunicação/ Ciência da Informação (ECO-UFRJ/Ibict), tem graduação e mestrado em Comunicação (ECO-UFRJ) e foi professora de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) durante 20 anos (1984-2004). Paralelamente, acumulou experiência como consultora em planejamento estratégico de comunicação e de portais de conhecimento nas áreas de meio ambiente, saúde e educação a distância. Tem atuado também como avaliadora adhoc de periódicos científicos como Ambiente & Sociedade, Brazilian Journalism Research (BJR), Comunicação & Inovação e Sur le Journalisme. Seus temas de interesse são: geografias da comunicação e da mídia; comunicação ambiental; jornalismo regional; e apropriações sociopolíticas da Internet.

 

Thiago Ribeiro Rocha

Thiago Ribeiro Rocha Professor doutor do curso de jornalismo

É doutorando do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (UFBA), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e jornalista (UFS). Como jornalista, trabalhou como editor do Caderno Municípios do Jornal Cinform, foi um dos 20 brasileiros selecionados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para estudar, observar e cobrir as eleições americanas de 2008 (Universidade Estadual da Carolina do Norte) e foi o vencedor do Prêmio Franklin Delano Roosevelt 2010 na categoria monografia com o trabalho Organizing for America: como o movimento de Barack Obama tem transformado a comunicação política e a mobilização social através da Internet . Tem como foco principal de estudo as mobilizações sociais contemporâneas, especialmente os movimentos de ocupação que se seguiram à Primavera Árabe, a exemplo do Occupy Wall Street, objeto de estudo do mestrado.
Vitor Braga

Vitor Braga professor doutor do curso de jornalismo

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de jornalismo, e pesquisa na área de cibercultura. Atua principalmente nos seguintes temas: cibercultura, comunicação, fotografia, planejamento visual e artes visuais.

 

  • AGenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.