In-Comunicações: Coletivo Sala de Reboco e o “Jornalismo Sensível”

eventosin-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em In-Comunicações: Coletivo Sala de Reboco e o “Jornalismo Sensível”

Ontem aconteceu a oficina “Jornalismo Sensível”, ministrada pelo Coletivo Sala de Reboco que é formado por quatro integrantes, alunos de jornalismo. Dayanne Carvalho, Elisa Lemos, Juliana Teixeira e Rafael Amorim.

O Coletivo retrata realidades sociais desiguais no estado de Sergipe e mostra história de pessoas que são invisíveis para boa parte da população sergipana. Na edição do In-Comunicações do ano passado o Coletivo fez uma amostra do ensaio fotográfico acompsaladerebocoanhado de uma reportagem especial, onde houve também uma mesa redonda de debates.

Na edição desse ano eles fizeram algo mais voltado para os alunos de comunicação social mesmo. O Coletivo fez uma apresentação do trabalho deles e explicaram o processo de construção de cada etapa do trabalho, cada momento de alegria e às vezes nem tanto, as histórias individuais e coletivas dos habitantes do Poxim.

Segundo os integrantes do coletivo é importante o trabalho de um jornalismo sensível para uma perspectiva mais perto possível da realidade de quem ou do que é retratado. Frisaram também que “produzir jornalismo sensível é também uma forma de contar história”.

“A sensibilidade que a gente desenvolveu lá acabou nos transformando para olhar a história de cada um de modo diferente”, concluiu o Coletivo. Além da apresentação do trabalho do grupo, eles trouxeram alguns exemplos de jornalismo sensível, uma reportagem do “El País” foi destaque nos exemplos expostos pelo grupo.

Para quem estava participando da oficina, no início houve uma dinâmica em dupla para que os participantes se conhecessem.  Já quase no final da oficina o Coletivo propôs uma atividade para os participantes, eles foram para as ruacsdrs junto com os integrantes do Coletivo e fizeram uma entrevista com pessoas que os mesmos escolheram e depois apresentaram os resultados em sala. “Foi uma oficina bem legal, trouxe muito conhecimento”, disse um dos participantes.

 Quem participou gostou muito e já está aguardando o próximo trabalho do Coletivo Sala de Reboco que já está em andamento. Eles divulgaram o tema exclusivamente durante a oficina. Ficaram curiosos? Então aguarda só mais um pouquinho que estamos preparando uma matéria especial com eles sobre o novo trabalho.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.