$wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager $wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/comun306/public_html/wp-content/wp-cache-config.php:2) in /home/comun306/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 62
Seminário do OBSCOM 2015 | DCOS

Seminário do OBSCOM 2015

notíciasComentários desativados em Seminário do OBSCOM 2015

Comunicação e Marxismo foi o tema do XIV Seminário OBSCOM/CEPOS que reúne, todo ano, estudantes, professores e pesquisadores do Brasil e de outros países.

O objetivo da reunião, deste ano, foi discutir o papel no campo da comunicação da Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPC), e do pensamento crítico em geral, no estágio atual do capitalismo.

IMG_20151022_193812943_HDR

No primeiro dia do evento, realizado no auditório da ADUFS, o professor Luís Ramiro Beltrán foi homenageado. Fernando Paulino (UnB) participou da homenagem, via Skype, citando alguns trechos de textos produzidos por Beltrán, mostrando suas ideias relacionadas a democratização das comunicações, comunicação e desenvolvimento, dentre outras. Erik Torrico (Bolívia) esteve presente compondo a mesa e ressaltou que Beltrán foi o maior comunicador boliviano, lembrando algumas de suas obras e suas pesquisas relacionadas a comunicação participativa para o desenvolvimento democrático. Já Cesár Bolaño falou da importância do pensamento crítico de Beltrán  não só latino-americano, mas internacionalmente.

IMG_20151022_193349350_HDR

Em seguida, na palestra de abertura, Cesare Galvan (Centro Josué de Castro) compôs a mesa para discutir o tema do seminário. Em especial, falou sobre a possibilidade de construção de dialogo entre pensamentos marxistas e da Igreja, citando como exemplo o Papa Francisco. E, posteriormente, foi aberto o debate para os ouvintes.

IMG_20151022_194754040_HDR

A estudante, Mary Chaves, diz que o tema do seminário chamou sua atenção e, por isso, decidiu prestigiar. “Vim assistir, também, a homenagem feita ao professor Beltrán e participar, mais uma vez, deste evento que só tem a acrescentar na carreira acadêmica”.

Para encerrar a noite, ouve lançamento de livros.

IMG_20151023_121834(1)

Você pode assistir a transmissão online do evento pelo canal OBSCOM/CEPOS Group no YouTube.

Também participaram do seminário, Ruy Sardinha Lopes (USP), Alain Herscovici (UFES), Ángel Páez (Venezuela), Maurício Herrera (Colômbia), Verlane Aragão e Bruna Távora (UFS), Júlio Arantes e Anderson Santos (UFAL),  Daniele Canedo (UFRB) e Ivonete Lopes (UFV). Todos compuseram mesas de debate, Economia Política, Epistemologia da Comunicação e Práxis ou Cultura, Criatividade, Comunicação e Trabalho.

Na tarde do segundo dia do encontro, César Bolaño pré-inaugurou a Biblioteca Setorial Prof. Dr. Valério Cruz Brittos no prédio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Segundo Bolaño, o nome da biblioteca é uma homenagem a Brittos, um dos fundadores.

E, para finalizar, foi apresentado os trabalhos dos Grupos de Pesquisa em Economia Política da Comunicação.

Ano que vem tem mais!

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.