$wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager $wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/comun306/public_html/wp-content/wp-cache-config.php:2) in /home/comun306/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 62
Alunos do DCOS participam do Intercom Rio | DCOS

Alunos do DCOS participam do Intercom Rio

notíciasComentários desativados em Alunos do DCOS participam do Intercom Rio
Nos dias 3 a 7 de setembro aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o Intercom Nacional. O evento reuniu milhares de estudantes e professores de comunicação do país e deu oportunidade a estudantes e orientadores de mostrar os seus trabalhos e pesquisas.
Onze alunos do DCOS tiveram seus trabalhos inscritos e apresentados. Np Expocom, o aluno Silas Brito, foi o vencedor na categoria “Reportagem em Telejornalismo” com o trabalho “A Feira Nas Raízes de Itabaiana”. O aluno egresso Michel Oliveira, ganhou o prêmio Luis Beltrão, ele foi o primeiro e até então era o único aluno da UFS (antes do Silas) a ganhar uma premiação Expocom nacional.
alunos..intercom
A Prof Michele Tavares participou do evento com apresentação de artigo no GT Jornalismo Impresso: Diagnóstico de Veja nas eleições presidenciais em 2002 e 2006: considerações sobre o candidato Lula. Além disso, ela acompanhou os alunos da UFS que foram indicados à premiação do Expocom. Para ela, esse apoio também é “fundamental para motivar os alunos em premiações futuras e para mobilizar até aqueles que não puderam participar”: “O ideal é que essa produção voltada para os eventos científicos seja contínua, ou seja, que comece em sala de aula e se estenda nos eventos e suas premiações. Certamente isso agrega em experiência pessoal e profissional, para o aluno e para o professor”, declara a professora.
alunos.intercomRio
Em entrevista ao DCOS, a aluna Rita Romão do curso de publicidade, destacou em seu depoimento que além da experiência pessoal e conhecer o que está sendo produzido nas outras universidades do país, é possível ver a sua própria universidade de outra forma: ”temos grandes produções com muita chance de receber prêmios a nível a nacional, temos produções muito boas, que são fruto de um ótimo apoio e orientação dos professores”, conta Rita.
A Prof Aline Lisboa acompanhou pessoalmente os alunos que orientou no Expocom regional, agora no Nacional, em depoimento ao DCOS, ela conta um pouco sobre a sua experiência:
“Só sabe a importância de concorrer a uma premiação como essa quem já passou por isso, como eu quando graduanda, e agora acompanhando os alunos de perto, como orientadora. De fato é uma premiação importante, não só do âmbito acadêmico, mas também como forma de realização pessoal para os graduandos. Pude ver de perto a dedicação de muitos deles, a ansiedade, a torcida, o choro e muitas outras emoções envolvidas.”
Como ex aluna que já concorreu e agora como professora que orienta, Lisboa acredita que participar desse tipo de atividade é fundamental para motivar os alunos a produzirem cada vez mais bons resultados e levar adiante o nome da instituição. ”Assim como eu, a prof. Michele esteve na final do Expocom e quando tudo terminou conversamos brevemente sobre a importância e necessidade de que mais professores se juntem a essa causa: orientar e motivar os alunos a participarem de eventos como esse. Fiquei feliz com o resultado do Silas Brito, aluno de jornalismo e mais importante do que a vitória é saber que a UFS em 2015 chegou ao feito de participar em 7 categorias diferentes, algo inédito até então. Espero que isso possa instigar também os professores a encabeçarem projetos que fecundem em resultados positivos”, declara Aline Lisboa.
fernandom.intercomjr
O DCOS também marcou presença no Intercom Jr, espaço acadêmico destinado a acolher pesquisas elaboradas nos cursos de graduação em Comunicação, em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, oficinas experimentais, encaminhadas diretamente pelo aluno.

Fernando Moreira, aluno do curso de jornalismo, participou do Intercom Jr  apresentando um recorte da sua pesquisa de conclusão de curso, desenvolvida no segundo semestre de 2014 sob orientação do Prof. Msc. Vitor Curvelo Fontes Belém, intitulada “O Telejornalismo Público e o Telejornalismo Local: um estudo sobre o Conexão Aperipê”, a pesquisa apresenta e discute o conceito de jornalismo público e suas perspectivas no cenário brasileiro. A análise proposta foi conduzida por meio de um estudo do telejornal Conexão Aperipê, da Aperipê TV, a emissora estatal do Governo de Sergipe. A ideia foi apresentar os conceitos de qualidade jornalística propostos pelo jornalismo público, tendo como base a prática do telejornal analisado”, conta Fernando.

Segundo Fernando, foi uma experiência muito gratificante, de todas as formas, tanto por ter apresentado a sua pesquisa quanto pelo contato com pesquisas desenvolvidas nas diversas regiões do país,” o que vejo como a maior contribuição do congresso é exatamente essa possibilidade de diálogo com assuntos diversos que abrangem os estudos da comunicação”, declara o aluno.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.