Alunos de Comunicação da UFS ganham Prêmio BNB de Jornalismo

notíciasComentários desativados em Alunos de Comunicação da UFS ganham Prêmio BNB de Jornalismo

Alunos do curso de Comunicação da UFS foram vencedores no Prêmio BNB 2014 de Jornalismo em Desenvolvimento Regional na categoria Universitários. A série de reportagens vencedora trata de um especial sobre a Economia de Sergipe e foi produzida pelos alunos Elson Mota, Josiane Mendonça, Marielle Rocha e Rodrigo Alves como parte das atividades do veículo laboratorial Contexto Online, sob orientação dos professores Josenildo Guerra e Greice Schneider. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 30, na sede do banco em Fortaleza, em solenidade com a presença do presidente do BNB, Marcos Holanda.

Em depoimento, o professor Josenildo Guerra destaca duas características que segundo ele foram responsáveis pelo reconhecimento do prêmio: “A primeira, foi fruto de muito esforço para conseguir as fontes e levantar os dados. A insistência e perseverança da equipe no trabalho de reportagem foi fundamental para localizar quem pudesse falar, obter os dados e discuti-los com propriedade. A segunda, foi o desafio pessoal de cada em enfrentar um tema com o qual tinham pouca afinidade. Decisão fundamental para quem quer ser jornalista, profissional que lida com muitas temáticas no seu dia a dia, e precisa estar familiarizado com elas, em alguma medida.”

Segundo a aluna Josiane Mendonça, o objetivo da série foi investigar a situação econômica do estado. “Trabalhamos durante todo um semestre e tivemos bastante dificuldade em conseguir fontes que quisessem falar do tema”. O aluno Rodrigo Alves conta que a principio trabalhar com jornalismo econômico foi desafiador. Durante três meses em busca de fontes eles notaram principalmente quão defasada é essa área em Sergipe. “Foi um trabalho realizado por uma equipe muito unida, que foi orientada por bons professores. Nós nos dedicamos ao máximo para conseguir fazê-lo”, conta Elson Mota.

A aluna Marielle Rocha recebeu o troféu das mãos do presidente do BNB Marcos Costa Holanda, representando sua equipe em Fortaleza: “De fato, escolhemos o tema Economia como um desafio pra nós mesmos, pois não era de nosso costume escrever reportagens sobre esse tema”.

Confira a série de reportagens vencedora nos links abaixo:

 IDHM avança em Sergipe mas não alcança média nacional

  Sergipe mantém quadro histórico de déficits comerciais

 Setor industrial representa cerca de 32% do PIB de Sergipe

 Compreenda o setor mineral sergipano e suas perspectivas

 

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.