Joyce Carla fala sobre seu percurso como Jornalista

notíciasComentários desativados em Joyce Carla fala sobre seu percurso como Jornalista
IMG_0548 (1)

Joyce Carla

Joyce Carla é Jornalista formada pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Atualmente, trabalha como produtora de conteúdo online para a editoria de economia do website R7.com, segundo maior portal de notícias e entretenimento do Brasil.
Em entrevista ao nosso site, Joyce fala do seu trabalho e conta um pouco de como foi seu percurso profissional, além de deixar algumas dicas aos ingressantes na carreira.
Por que decidiu seguir a carreira de jornalista?

 

Eu decidi que seria jornalista por volta dos 12 para 13 anos. Estava viajando com a minha família de carro pelo Nordeste e usava o Guia 4Rodas para saber o que fazer em cada lugar (na época, a internet só existia nas universidades). Perguntei para os meus pais que tipo de profissional fazia o Guia, e eles me disseram que eram jornalistas. Daí eu decidi que queria fazer isso da vida. Já gostava muito de ler e de escrever, sempre fui muito curiosa e, conforme fui conhecendo e aprendendo sobre a profissão, fui tendo cada vez mais certeza de que era isso que queria ser quando crecesse.

Quais os desafios da editoria de economia?

 

Os principais desafios de economia são traduzir o economês para o público amplo e fazer um texto atraente sobre um assunto que as pessoas normalmente não estão muito abertas para entender e aprender um pouco mais, mesmo que seja para ganhar dinheiro ou deixar de perder dinheiro. Além disso, os jornalistas de economia precisam sempre ter em mente que estão competindo com “famosos”, “crimes” e “gatinhos ou crianças fofas”. Então o texto tem que ser o mais direto possível e cativante para ter a atenção dos leitores que estão sendo bombardeados com todas as informações do dia a dia, seja as que eles procuram, ou as que são despejadas neles.

 

Como é a dinâmica de trabalho num Portal como o R7?

 

A dinâmica no R7, como em vários portais que conheço, segue o ritmo do meio (internet). Tem atualização contínua, notícias em tempo real, acompanhamos a agenda do dia a dia e estamos sempre de olho no que outros veículos e concorrentes estão publicando. Também monitoramos de perto a audiência de cada editoria e de cada publicação do portal. Os repórteres têm suas demandas diárias de hardnews e precisam fazer de tempos em tempos matérias especiais. Temos a assinatura de agências de notícias que ajudam manter o fluxo de notícias, principalmente em locais ou sobre assuntos que não teríamos como nos deslocar para cobrir.

Fale um pouco da sua experiência profissional.

 

Eu fiz estágio em Sergipe na Infonet (para a cobertura do Pré-Caju) e no Cinform (quando o veículo estava iniciando a cobertura em tempo real). Assim que me formei na UFS, me mudei para SP. Fiquei um tempo trabalhando em assessorias de imprensa para fazer networking e encontrar uma oportunidade em redação. Consegui uma vaga no jornal Agora SP (Grupo Folha) para escrever sobre direito do consumidor e fiquei lá por três anos. Em seguida, recebi uma proposta para trabalhar no R7 (Rede Record) na editoria de Economia. Já estou aqui há quase três anos.

 

Deixe um recado para quem está entrando na carreira.

Acho que quem está entrando na carreira deve conversar com vários profissionais para entender mais sobre o mercado de trabalho e o dia a dia em diversas redações, além dos prós e contras em cada área. Outra coisa — que estou aprendendo agora — é enxergar a Comunicação como um todo, não só o jornalismo de redação. As pessoas que escolhem essa carreira têm uma vantagem fundamental sobre os outros profissionais: saber se comunicar com vários públicos, seja em veículos de comunicação de massa, seja em veículos corporativos ou mesmo nas redes sociais (que são um nicho interessante). É fato que as redações estão cada vez menores e isso não vai mudar. Se você quer ser jornalista de redação, tem que matar um leão por dia, ser criativo e persistente. Se expandir os horizontes para outros ambientes, como empresas, você terá mais oportunidades de conseguir se destacar no mercado de Comunicação.

 

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.