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Enade 2015: conteúdos da prova | DCOS

Enade 2015: conteúdos da prova

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Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

A prova do Enade 2015, com duração total de 4 (quatro) horas, terá a avaliação do componente de Formação Geral comum aos cursos de todas as áreas, com 10 (dez) questões – sendo 2 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha – e, do componente específico da área, com 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha. Ambas envolverão situações-problema e estudos de casos.

 

Comunicação Social – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

A prova do Enade 2015 tomará como referência do perfil do egresso as seguintes características:
– crítico e reflexivo, com formação humana, científica e técnica, capaz de atuar frente à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo e às demandas da publicidade e propaganda;
– visão estratégica e integradora dos processos comunicacionais que possibilite comportamentos inovadores e empreendedores;
– capacidade para desenvolver atividades de planejamento, criação, produção, veiculação, recepção, monitoramento de processos comunicacionais e avaliação de resultados, analisando criticamente o campo da publicidade e da propaganda;
– posicionamento ético político sobre o papel e o exercício do poder da comunicação e da publicidade e propaganda em relação à diversidade das demandas sociais.

 

Avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, as competências e habilidades para:

– assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda;
– identificar e analisar as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais, em escala global, nacional, regional e local que influenciem o ambiente publicitário;
– dominar e utilizar os conceitos e as ferramentas de comunicação integrada de marketing, propondo, por meio de diagnósticos, soluções para os problemas mercadológicos e comunicacionais dos clientes;
– orientar e executar processos e fluxos comunicacionais no âmbito do planejamento, mídia, criação, produção para os meios impressos, eletrônicos, digitais e no media;
– dominar as linguagens e competências estéticas utilizadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica, além de experimentar e inovar no uso destas linguagens;
– assumir o compromisso ético e socialmente responsável da profissão.

 

E, tomará como referencial os seguintes conteúdos curriculares:

– Teorias e história da Comunicação;
– Metodologia e Pesquisa em Comunicação;
– Políticas de comunicação;
– Linguagens e tecnologias da Comunicação;
– Estética da Comunicação;
– Sociologia da Comunicação;
– Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor;
– Marketing e Gestão de Marcas;
– Planejamento de Marketing e de Comunicação;
– Planejamento de mídia e no media;
– Ferramentas da comunicação;
– Redação Publicitária;
– Direção de Arte;
– Fotografia publicitária;
– Produção Gráfica;
– Produção Sonora e Audiovisual;
– Produção Digital;
– Comunicação Política;
– Administração em Publicidade e Propaganda;
– Legislação e Ética profissional.

 

Comunicação Social – JORNALISMO

A prova do Enade 2015 tomará como referência do perfil do egresso as seguintes características:

– postura crítica na recepção das produções midiáticas e jornalísticas;
– conhecimento crítico da complexidade e diversidade do mundo contemporâneo nas demandas sociais, profissionais e tecnológicas da área;
– visão integradora do campo de trabalho e de suas relações com os processos socioeconômicos, políticos e culturais;
– compreensão do exercício de poder da comunicação social de forma ética, reflexiva e crítica;
– atuaçãocomo agente da cidadania com base em uma formação acadêmica humanista;
– entendimento do papel do jornalista como produtor de sentidos pautado pelo interesse público;
– capacidade de exercer a objetividade nos processos de apuração, registro e divulgação dos fatos sociais.

 

Avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, as competências e habilidades para:

– propor e formular pautas;
– selecionar fontes, utilizando critérios de pertinência e independência;
– sistematizar e organizar os processos de produção jornalística;
– formular questões e conduzir entrevistas;
– interpretar, contextualizar e investigar fatos e informações;
– elaborar notícias e reportagens, produzir textos e mensagens jornalísticas;
– demonstrar domínio dos processos de edição jornalística;
– planejar coberturas jornalísticas;
– trabalhar em equipe com profissionais da área e de diferentes áreas;
– desenvolver projetos na área de comunicação jornalística;
– dominar, experimentar e inovar as linguagens jornalísticas;
– adequar o texto jornalístico à diversidade linguística, social e cultural do público;
– demonstrar domínio da língua nacional para a Interpretação e elaboração de textos gerais e especializados na área.

 

E, tomará como referencial os seguintes conteúdos curriculares:

– Teorias da Comunicação;
– Teorias do Jornalismo;
– História do Jornalismo;
– Teorias das Linguagens Midiáticas;
– Políticas de Comunicação;
– Estética da Comunicação;
– Sociologia da Comunicação;
– Crítica da Mídia;
– Metodologia e Pesquisa em Comunicação e em Jornalismo;
– Legislação e ética em Jornalismo;
– Gêneros e formatos jornalísticos;
– Jornalismo Especializado;
– Jornalismo Impresso;
– Fotojornalismo;
– Radiojornalismo;
– Telejornalismo;
– Jornalismo Digital;
– Planejamento gráfico e visual em Jornalismo;
– Assessoria de Comunicação e Imprensa;
– Planejamento de cobertura jornalística;
– Gestão de organizações jornalísticas;
– Tecnologias da comunicação, informação e multimídia aplicadas à produção jornalística.

 

O ENADE, POR LEI, É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO E QUEM ESTIVER EM FALTA COM ELE NÃO PODE COLAR GRAU E MUITO MENOS RECEBER DIPLOMA.

 

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