$wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager $wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/comun306/public_html/wp-content/wp-cache-config.php:2) in /home/comun306/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 62
Entrevista com o sócio-diretor da CreativeBizz | DCOS

Entrevista com o sócio-diretor da CreativeBizz

notíciasComentários desativados em Entrevista com o sócio-diretor da CreativeBizz

Fernando Freitas (graduado em Jornalismo pela UFS e Publicidade e Propaganda pela UNIT) é o atual sócio-diretor da CreativeBizz, agência web capa da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. Além de Especialista em Comunicação Empresarial com 15 anos de carreira corporativa, também é empresário, estrategista, consultor e palestrante do segmento digital. Fundou o grupo Marketing Digital Curitiba, no LinkedIn e Facebook. Atua como professor da pós-graduação Master em Direção de Comunicação e Publicidade Digital, na Faculdade Internacional ESIC (Business & Marketing School); da pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, no Senac SP; e do curso de Marketing Digital, na PUCPR. E, é o autor da coluna Digital S/A, publicada semanalmente no Brasil e EUA.

Em entrevista ao site do DCOS, Freitas fala um pouco da sua área de conhecimento, principalmente no cenário digital, e deixa dicas para quem busca sucesso nesse novo mercado.

 

O que te fez optar por seguir a área de Publicidade e Propaganda? E o que o motivou a trabalhar em agência?

O comportamento das pessoas sempre me despertou o interesse. O que as motiva? O que as faz tomar uma determinada decisão? E é justamente sobre questões como estas que a Publicidade se debruça. Quanto à escolha por uma agência, é onde todos os esforços se concentram, em suas mais diversas áreas. Criação, atendimento, planejamento, mídia… Neste ambiente, é possível fazer parte, literalmente, de um grande time interdisciplinar, cada um buscando atender o cliente da melhor forma, dentro do seu campo de conhecimento. É muito bacana, então, acompanhar as rotinas de cada setor de perto.

 

Por que trabalhar, especificamente, com marketing digital na CreativeBizz?

O cenário digital tem crescido a passos largos. No Brasil, ainda estamos passando por uma curva de crescimento bem interessante para o setor. A CreativeBizz deu a oportunidade, a mim e aos meus sócios, de unirmos a vontade de atuar num mercado do qual realmente entedêssemos a um sonho antigo dos três: empreender. E o resultado tem sido muito gratificante. Conseguimos reconhecimento nacional e internacionalmente pelo nosso trabalho, por considerarem nossas entregas acima da média. Reunimos estratégia e foco máximo em resultados na internet com projetos gráficos bem elaborados e funcionais. Amamos o digital e o que fazemos! Daí, a dedicação às atividades da agência, no dia-a-dia, ocorre de forma natural.

 

Como se encontra, atualmente, o mercado das agências digitais para os profissionais da comunicação?
No país, estamos num momento bastante promissor. A grande maioria das agências digitais, por exemplo, está contratando, indo na contramão da crise anunciada para os mais diversos setores. Isto se deve a um fator econômico interessante e característico da web: dá para se obter resultados bem mais consistentes que na mídia tradicional, mas investindo-se muito menos. Por isto ser tão comum, em tempos de rescessão, a receita destinada a ações on-line aumentar tanto. Foi o que ocorreu, por exemplo, nos Estados Unidos. Em 2008, quando estourou a crise imobiliária norte-americana, a internet registrou um novo ‘boom’ no país. E é sempre importante lembrar que, em qualquer agência digital, o ponto mais importante são as pessoas. Afinal, são os profissionais que entregam os serviços e cujo conhecimento contribui, de fato, para os resultados do cliente. Se o mercado cresce, então, as oportunidades de trabalho tendem a também aumentar, como consequência direta.

 

Fale um pouco sobre a sua experiência profissional.

Atuo no mercado corporativo há mais de 15 anos. Quando fui iniciar na universidade, fiquei numa dúvida crucial: Publicidade ou Jornalismo? Acabei escolhendo e me graduando em ambos os cursos. De lá para cá, passei por uma série de empresas e setores. Já atuei em agências de propaganda, nos departamentos de Planejamento, Criação e Produção. Também já fui responsável pelo endomarketing global de multinacional (Brasil, EUA, Alemanha, Taiwan e Argentina) e atuei tanto na esfera pública, quanto na privada, além do Terceiro Setor. Gerenciei núcleos de Marketing em grupos distintos no Brasil e chefiei equipes de reportagem em veículos de grande expressividade regional. Atualmente, minha principal ocupação é como sócio-diretor da CreativeBizz, tida como uma das principais agências digitais do sul do país. Ainda, sou professor de disciplinas ligadas ao Marketing Digital, na Faculdade Internacional ESIC (Business & Marketing School), no Senac São Paulo e na PUCPR, e escrevo colunas especializadas na área para veículos do Brasil e EUA.

 

Deixe um recado para quem está entrando na carreira.

A Comunicação é uma área super empolgante, mas desafiadora na mesma proporção. Hoje, a maioria das empresas com quem tenho a oportunidade de conversar ainda se queixa de profissionais pouco preparados. O motivo? Falta de interesse em conhecer, de verdade, as particularidades do mercado em que se pretende atuar. É importante ter em mente que, salvo em casos excepcionais, é muito difícil alguém ser bom em tudo. Um excelente diretor de arte, por exemplo, pode não ter o melhor dos perfis para atuar com atendimento, que requer outro tipo de habilidades. Já um jornalista brilhante na área impressa pode não ser tão cativante em matérias para o rádio ou a TV. A grande pergunta é: em que área VOCÊ quer ser realmente bom? Que competências tem que desenvolver, para conquistar esse objetivo? A universidade é justamente o palco para essas descobertas, pois nos dá a oportunidade de termos contato com as mais diversas frentes da profissão e identificar aquelas que mais se adequam ao nosso perfil. Descubra a sua! E aproveite para unir os ricos ensinamentos acadêmicos a pesquisas e cursos práticos, para ter uma visão ainda mais próxima e realista do mercado. No mais, sucesso!

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.