ModaÉ marca presença no último dia de oficinas

in-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em ModaÉ marca presença no último dia de oficinas

Por: Caroline Matos

Após uma semana com a programação recheada, o In-Comunicações 2015 chega ao fim, nesta última sexta, 15, no Centro de Cultura e Arte (Cultart). Para fechar a tarde de atividades, a Mostra contou com a oficina “Moda e Cidade: estilo pessoal e paisagem urbana”, promovida pelo ModaÉ, e ministrada por Ruhan Victor Oliveira.

Seguindo a mesma plataforma da oficina do dia 9, “ModaÉ Drops”, Ruhan recebeu dois convidados, o professor da Universidade Federal de Sergipe, Ruy Vasconcelos, e Alex Sant’Anna, integrante da banda NaurÊa, para um bate-papo sobre a relação do espaço com o jeito em que nos vestimos, objetivando proporcionar uma conversa dinâmica e simples para os ouvintes, sobre o tema.

Os convidados contaram um pouco de suas experiências sobre o tema proposto, compartilhando conhecimentos com os ouvintes presentes e falando sobre a influência da paisagem urbana e do ambiente da cidade, dentro do nosso estilo. Ao ser inquirido sobre o que pretendia estimular nos ouvintes, o ministrante afirma que o objetivo da oficina era fazer com que os ouvintes pensassem e produzissem mais, que tentassem ver que a produção acadêmica não precisa estar ligada a teses, pois o próprio ModaÉ foi criado dentro da universidade e se configura como um produto acadêmico, apesar de ter um formato diferente. “Eu acho que o principal legado ou dica que eu daria é justamente essa, pensar em fazer coisas diferentes das outras, pensar em novos projetos, em novos formatos e arriscar mais, e que não estejam na faculdade só contando o tempo de ir embora, mas que o tempo seja realmente utilizado”. Conta o oficineiro.

Para Nathália Gomes, estudante de jornalismo e participante da oficina, a experiência foi proveitosa e agradável, por ter sido abordado de forma descontraída um tema que não estava presente com frequência em seu cotidiano. “Foi bem legal essa associação feita da moda com a cultura da cidade daqui de Aracaju, achei bem bacana, dentro da proposta”. O espaço para questionamentos e troca de informações também foi aberto, dinamizando ainda mais a oficina.

Ruy Vasconcelos, um dos convidados para a conversa, compartilhou algumas de suas experiências relacionadas ao tema, reafirmando a influência do tempo e do espaço na maneira em que nos vestimos e entendemos o conceito de moda. O convidado comenta sobre a importância de um espaço como o In-Comunicações para temas como esses serem abordados, já que não são discutidos frequentemente no meio acadêmico. “Os três cursos estão unidos. Num evento como esse, se fala a língua do aluno. É de aluno para aluno, assim como Ruhan conduziu a discussão. Eu volto a ser aluno quando participo de um evento desse”, conta Ruy.

O talkshow “Moda e cidade” encerra a bateria de discussões, juntamente à oficina “Causos da Publicidade em Sergipe: Expectativa e Realidade”, da Mostra In-Comunicações 2015. Ao final das oficinas, Carla Leal e Banda foram encarregados de fechar o evento com chave de ouro, no próprio espaço do Cultart.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.