Expositores aproveitam o penúltimo dia dos GTs para mostrar as suas pesquisas

in-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em Expositores aproveitam o penúltimo dia dos GTs para mostrar as suas pesquisas

Por Edson Romeiro e Isabela Moraes

Nesta quinta-feira, 14, ocorreram os Seminários de Pesquisas “Análise de conteúdo: revistas impressas” e “Usos do Jornalismo”, coordenados pelos professores Vitor Braga e Josenildo Guerra respectivamente. Alunos e ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentaram os resultados de suas pesquisas e foram muito bem recebidos pelo público que lotou a sala, demonstrando interesse e interagindo com os expositores.

Os trabalhos apresentados tiveram como temas “A Verdade Jornalística em Redes Sociais”, “Ascensão da Classe C pelas revistas Época, Veja e Carta Capital, Revista Ultimato: Jornalismo Cristão e a ‘Ousadia’ Temática em Pauta”, “A narrativa Visual Fotojornalística nas Galerias On-Line” e a “Mulher, Esporte e Jornalismo: O Caso Sergipano”.

O estudantes tem a oportunidade de compreender através dos apontamentos dos professores, as fragilidades e pontos fortes dos seus trabalhos. O In-Comunicações figura como uma chance dupla de apresentar aos professores, os resultados das pesquisas realizadas no âmbito da academia e receber o retorno deles e dos alunos presentes nas apresentações.

Um dos coordenadores, professor Vitor Braga elogiou as apresentações e falou da importância desse espaço. “A prática de discutir as pesquisas tem sido bem interessantes. Eu assisti as apresentações desde o primeiro dia e vi que as pessoas vem com o espírito aberto para discutir, para poder problematizar as pesquisas, ouvir críticas, apresentar os seus questionamento e se defender. Essa prática de exercício é um bom ensaio para os que querem seguir carreira acadêmica, participar de eventos e também para o TCC”, explicou Vitor Braga.

A estudante de Jornalismo Andréia Fontes, apresentou um trabalho, junto com o seu grupo, em que abordou o tema “Mulher, Esporte e Jornalismo: O Caso Sergipano”, ideia que futuramente será abordado em sua monografia. “Esse tema eu pretendo trabalhar na minha monografia, então foi dai que surgiu a ideia até porque existem poucos estudos sobre o jornalismo esportivo em Sergipe, e é uma temática que cresce de forma limitada e ai suscitou o interesse”, comentou.

Cláudia Oliveira, jornalista e mestranda do PPGCOM e Roseli Nunes, radialista, apresentaram os resultados da pesquisa ‘A Verdade Jornalística em Redes Sociais’. “As pessoas dão valor jornalístico a qualquer coisa, não só em rede social mas na internet também. Eu foquei em rede social por conta das pessoas publicarem qualquer coisa a qualquer momento. Muitas vezes as elas querem fazer o jornalismo, veem alguma coisa na rua, tiram fotos, publicam e os amigos e contatos da rede social tomam aquilo como verdade e muitas vezes agregam valor de notícia”, explicou Claudia.

O professor Josenildo Guerra, que coordenou o Seminário de Pesquisa “Usos do Jornalismo”, ficou satisfeito com os temas abordados e da importância que eles têm para a discussão do jornalismo na atualidade. “Os temas foram muito interessantes e mostram um pouco da pesquisa que tem sido feita dentro do curso de Comunicação, abordando temas atuais, relevantes e antenados com aquilo que a gente está pensando no jornalismo, como a questão da credibilidade da informação e das tecnologias na produção e circulação de conteúdo. Então tem sido uma boa mostra daquilo que a gente tem produzido no âmbito do curso de forma muito interessante”, disse.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.