$wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager $wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/comun306/public_html/wp-content/wp-cache-config.php:2) in /home/comun306/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 62
Oficina “Mídia e Diversidade” problematiza temas na Mostra | DCOS

Oficina “Mídia e Diversidade” problematiza temas na Mostra

in-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em Oficina “Mídia e Diversidade” problematiza temas na Mostra

Por Caroline Matos

Foto: Julia Freitas

Com a intenção de ampliar o espaço para discutir temas como as representações, estereótipos e invisibilidade na mídia, a oficina “Mídia e Diversidade”, ministrada por Bárbara Nascimento, teve continuação nesta quarta, 13, no Centro de Cultura e Arte (Cultart). A ideia era que a partir da problematização correlacionada a esses temas, os ouvintes pudessem pensar em narrativas diferentes sobre o que foi discutido, priorizando os grupos excluídos, de maneira geral, por parte da mídia.

O primeiro dia de oficina foi dedicado às discussões sobre os temas propostos e à leitura crítica da mídia. Já no segundo dia, uma parte do tempo foi reservado para produção, objetivando resultados para o próprio encontro, através de uma atividade proposta por Bárbara. As melhores ideias apresentadas seriam aproveitadas de diferentes maneiras, ultrapassando os limites do In-Comunicações. “Agora é esperar os resultados da produção dos meninos pra ver se é compatível com aquilo que a gente discutiu ontem e hoje, e como isso pode também contribuir pra gente pensar essas temáticas dentro do nosso curso, dentro da nossa universidade”, conta Bárbara.

Ao ser inquirida sobre a sensação de passar um pouco do que sabe para os participantes da oficina, a ministrante afirma que é mais do que repassar conhecimento, é um processo de troca. “Eu acho que a própria coisa de termos espaço pra conversar, a ideia de oficina, faz com que possamos discutir e desconstruir os elementos. Eu acho que quando vamos socializando esses conteúdos, vamos redescobrindo outras questões também”, acrescenta a oficineira. Para ela, a oficina promove esse diálogo para que as pessoas ali presentes concordem ou não, troquem conhecimentos, debatam sobre os temas postos em questão, e que contribuam nesse processo de discussão.

Com atenção e curiosidade, os vídeos passados pela ministrante foram assistidos pelos participantes. Os olhares fixados na projeção, revelavam o interesse de cada um que ali se encontrava, sem distinções. A palestrante, formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e empolgada com o evento, afirma que não podemos passar pela graduação apenas absorvendo conteúdo, pois temos que produzir, apresentar nossos trabalhos, formular sobre as questões, sobretudo numa área como a comunicação. “Se a gente não produz, fica um pouco sem sentido”, diz Bárbara.

Para a estudante de jornalismo, Isabela Moraes, o interesse pela oficina surgiu pelos temas abordados e pela discussão justamente da não-diversidade de discursos na mídia brasileira, apesar de a oficina se chamar “Mídia e Diversidade”. Ao comentar sobre a importância do In-Comunicações, a estudante afirma, “acho o In-Comunicações um espaço importante, uma vez que permite que os alunos apresentem os seus trabalhos, suas pesquisas e publicações”. Além disso, a estudante sugere que os alunos ocupem mais espaços como ministrantes de oficinas nas próximas edições do evento, para que exercitem o que aprenderam e apostem em seus potenciais.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.