Oficinas dinâmicas marcam terceiro dia da Mostra

in-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em Oficinas dinâmicas marcam terceiro dia da Mostra

 

Por Caroline Matos

As oficinas “Foto UFS Cidadão” e “Trajetória de uma Empresa Júnior”, iniciadas às 14h desta segunda-feira, 11, fizeram com que o dia fosse o mais agitado da Mostra, até o momento. A cada minuto, mais participantes chegavam para marcar presença. A oficina “Foto UFS” foi ministrada por Flávio Ferreira, aluno de Jornalismo, e Amanda Cardoso, estudante de Publicidade e Propaganda. Eles também tiveram o apoio dos monitores, Ellen Cristina e Matheus Brito, ambos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Os oficineiros passaram seus conhecimentos sobre fotografia e composição de luz, permitindo que os ouvintes exercitassem as técnicas e o olhar fotográfico. Tomando cuidado para que a oficina fosse bastante didática, e que englobasse todo o público presente, os ministrantes tentaram fazer com que todos entendessem as mensagens transmitidas, no mesmo nível. “O mais gratificante nisso é que a gente ensina as técnicas, mas cada um pode utilizar na sua área, da forma que lhe convir. Pra mim, essa é a maior contribuição”, conta Flávio.

Inicialmente, os participantes se apresentaram e comentaram sobre o contato que já tiveram com a fotografia que, em muitos casos, era mínima. Mas isso não foi problema para nenhum deles. A vontade de aprender um pouco mais e a fascinação pela imagem fotográfica era parecida em todos os olhares presentes na sala. A atenção para não perder nenhum detalhe do que era passado foi a chave para os cliques certeiros que vieram logo em seguida. A sala não estava apenas repleta de pessoas unidas pelo mesmo objetivo, mas também, encantadas pela mesma arte.

Apesar da grande demanda de público interessado em ações que abordem a fotografia, esse tipo de iniciativa se encontra em falta no cenário aracajuano, como afirma Flávio. Para ele, o In-Comunicações está sendo uma grande oportunidade para os interessados adquirirem conhecimentos específicos de forma simples e gratuita. Ressaltando a importância de uma oficina fotográfica em uma mostra como esta, Alex Dória, aluno de Audiovisual da UFS, diz que “ o lugar não só reúne as pessoas interessadas na cultura, na comunicação, mas qualquer pessoa que se interesse pela fotografia”.

Após a transmissão dos conceitos fotográficos, os participantes puderam explorar o espaço do Centro de Cultura e Arte (Cultart), local onde o evento vem acontecendo, fotografando o que achassem interessante com suas câmeras convencionais ou smartphones. As fotografias produzidas serão expostas pelo projeto “Foto UFS Cidadão”.

Empreendendo na Universidade

Com oito ministrantes, a agência publicitária “Officina Empresa Júnior”, do Departamento de Comunicação Social (DCOS), realizou o workshop “Trajetória de uma Empresa Júnior”, abordando a história da empresa, além de compartilhar os conhecimentos e experiências sobre empreender dentro da própria universidade. Além disso, também foram transmitidos conceitos a respeito do funcionamento de uma empresa. Em clima de descontração e dinâmica, os oficineiros contaram para os ouvintes as situações inusitadas e interessantes que já lhes aconteceram, a fim de mostrar um pouco de como lidam com o mercado, as dificuldades enfrentadas e as conquistas alcançadas com o trabalho.

Aos participantes, foi proposto que se juntassem em grupos para realizarem uma atividade voltada à publicidade, possibilitando a interatividade e exercício das técnicas adquiridas durante o workshop. “Gostei bastante da oficina. Teve momentos de interação e troca de informações entre os grupos. Aprendi muitas coisas interessantes sobre empresas juniores”, conta Daniela Pinheiro, aluna de Jornalismo na UFS.

Para Lucas Macêdo, um dos ministrantes, a sensação de realizar o workshop é muito gratificante. “Vieram pessoas de outras graduações, um pessoal com interesse de conhecer como funciona uma agência de publicidade”, conta Lucas. Segundo ele, o In-Comunicações está sendo uma janela, uma espécie de portfólio para a sociedade, possibilitando que o mercado conheça as produções dos alunos da UFS, dentro e fora da academia.

Irla Thamayca , integrante da Agência Officina, afirma sentir-se motivada ao contribuir com os ouvintes. “É muito bom incentivá-los a irem em busca, pois quem vai em busca, consegue encontrar satisfação no que faz”, ressalta Irla. Para quem ainda não teve a oportunidade de participar de alguma oficina da Mostra, ainda dá tempo! A programação está disponível aqui no site e o evento segue até a próxima sexta, 15.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.