$wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager $wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/comun306/public_html/wp-content/wp-cache-config.php:2) in /home/comun306/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 62
Filmes de ficção abrem Mostra de Vídeos do In-Comunicações | DCOS

Filmes de ficção abrem Mostra de Vídeos do In-Comunicações

in-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em Filmes de ficção abrem Mostra de Vídeos do In-Comunicações

Por Alana Karolina

A Mostra de Vídeos do In-Comunicações, iniciada nesta segunda-feira, 11, foi marcada por produções de linguagem poética e misteriosa. Estudantes, professores e a comunidade externa, prestigiaram, no Centro de Cultura e Arte (Cultart), a exibição dos filmes de ficção, produzidos pelos alunos do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS).  Foram onze curtas-metragens apresentados: “Vende-se um poema”, “Uma outra definição sobre o amor”, “Via-tudo”, “Iniciação sexual na zona rural”, “Uma mulher à frente da carroça”, “Sombras”, “O bicho”, “O circo”, “Alma corrompida” e “Diana”. Todos com temáticas variadas, mas semelhantes no anseio de comunicar, através de sons e imagens, situações criativas e singulares.

De acordo com a professora de Audiovisual e coordenadora da mostra de filmes de ficção, Alice Tomaz, os alunos sentiam a necessidade de exibir os vídeos para um público maior. Ela conta que a ideia foi separar os vídeos nas categorias “documentário” e “ficção”. “O mais importante é que os trabalhos inscritos conseguem dá pra gente uma visão da variedade de caminhos que a obra audiovisual pode seguir e de como os alunos estão seguindo caminhos diferentes e pensando em composições diferentes”, explica Alice.

Para a professora, os curtas exibidos apresentam bons argumentos e uma ótima direção de arte e fotografia. “Acho que é uma mostra muito rica, quem tá assistindo pode ter contato com esse universo que a gente tem produzido”, enfatiza. Ela ainda ressalta que a pluralidade dos trabalhos envolvidos é resultado de uma formação acadêmica que procura fugir da homogeneidade. “Acaba sendo um processo experimental bastante positivo, não só no âmbito do curso de Audiovisual, mas no curso de Comunicação Social. Quarta-feira vamos ter a Mostra de Publicidade e Propaganda e a gente também está com essa diversidade de temáticas”, conclui.

Debate com o público

Após a exibição dos filmes, a coordenadora Alice abriu espaço para um momento de debate sobre as obras, entre os professores de Audiovisual, Erna Barros, Diogo Velasco e a aluna egressa da UFS, Luciana Oliveira. Em seguida, a discussão foi aberta ao público que comentou sobre o que foi assistido. Recém-formada, Luciana, que terá o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “O corpo é meu”, exibido na mostra de filmes de documentário, afirma que a vontade de seguir com a produção audiovisual continua a mesma. “Saí da universidade, mas quero produzir, escrever e participar dos filmes dos colegas”, diz Luciana.

Em sua fala, a professora Erna Barros, ressaltou que esta é uma grande oportunidade dos alunos verem seus trabalhos em uma grande tela e não somente restrito à avaliação dos professores, além de observarem as críticas construtivas. “Dentro das três habilitações, há uma coisa em comum: a dedicação dos alunos em realizar trabalhos práticos dentro das nossas possibilidades. A gente se envolve com os trabalhos dos alunos, porque quando está na tela tem um pedacinho da gente ali”, comenta a professora, que também enfatizou os detalhes poéticos nas narrativas. “Isso mostra que os alunos estão dentro de um grande contexto artístico”, conta.

A aluna do sétimo período de Publicidade e Propaganda, Priscila Luz, também apresentará seu filme, mas antes, aproveitou para prestigiar os colegas. “Muitas vezes a gente fica preso à sala de aula. Além de poder exibir, você consegue captar críticas e melhorar cada vez mais, para a vida acadêmica como também para a profissional”, afirma a aluna.

Um espaço de troca de experiências

Colaboradora ativa desde a primeira edição da Mostra In-Comunicações, a professora Alice Tomaz, reforça que o evento é um projeto desafiador e atualmente se consolida como um espaço de troca de experiências e de ampliação da visibilidade daquilo que é feito nas três habilitações do Departamento de Comunicação Social da UFS.

“Ele é um espaço mais que relevante de ser ocupado e temos que garantir que ele tenha a sua continuidade porque ele é singular do ponto de vista da troca e do contato não só entre os cursos, mas entre o curso e a comunidade externa. Hoje nós temos pessoas aqui que não são alunos, não são professores, mas que vem prestigiar”, enfatiza Alice.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.