$wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager $wpsc_last_post_update = 1506427393; //Added by WP-Cache Manager
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/comun306/public_html/wp-content/wp-cache-config.php:2) in /home/comun306/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 62
Estudantes lotam oficinas no quarto dia do In-Comunicações | DCOS

Estudantes lotam oficinas no quarto dia do In-Comunicações

in-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em Estudantes lotam oficinas no quarto dia do In-Comunicações

Por Agatha Cristie

Foto: Alice Santos

A II Mostra In-Comunicações tem se mostrado um importante espaço de reflexão sobre os cursos de comunicação e as práticas profissionais. E, foi justamente pensando nisso que a estudante do mestrado de Comunicação da UFS, Bárbara Nascimento, e o publicitário Rodrigo Menezes desenvolveram suas oficinas, na tarde desta terça-feira, 12.

Sala lotada, com destaque para a grande participação de mulheres, e atenção toda voltada ao debate do tema proposto, Bárbara Nascimento deu início a oficina de Mídia e Diversidade. Fazer uma leitura crítica da mídia foi o foco do espaço, segundo Bárbara. “Discutir as invisibilidades e os recortes que a mídia dá para as produções textuais e audiovisuais é muito importante, para tentar compreender a estrutura da mídia brasileira e refletir sobre a realidade das mulheres, negras e negros, LGBT e pessoas com deficiência, que tem suas vidas negligenciadas por esses meios”, explica.

Ela destacou também o papel da acadêmia na construção de uma mídia mais democrática e plural. “É necessário questionar alguns conceitos e teorias tidas como verdades absolutas nas salas de aula. Neste sentido, imparcialidade, objetividade, neutralidade e a noção senso comum de liberdade de expressão precisam ser alvos de constante reflexão e questionamento”, afirma Bárbara.

A estudante Caroline Rocha, 19 anos, caloura de Audiovisual, confessa que participou da oficina porque tem interesse em discussões voltadas para as minorias. “Eu acredito em um tipo de comunicação que deve privilegiar o social, na minha área esse debate é importante e é com isso que eu quero trabalhar no audiovisual. Precisamos ter mais espaços para pensar a responsabilidade social do nosso trabalho e os impactos da mídia em nossas vidas. Por isso, a oficina foi tão importante para mim”, conta.

A oficina de Mídia e Diversidade continua amanhã das 14h às 16h. “A ideia é criar produções de texto e audiovisual que sejam reflexo dessa leitura crítica da mídia, que realizamos no primeiro dia da oficina”, avisa Bárbara Nascimento.

Misturar

A Mashup, conceito de mixar, foi a metodologia usada pelo publicitário Rodrigo Menezes, graduado pela UFS em 2014, para ministrar a sua oficina sobre a Eficacia da Propaganda na Era Digital. Para ele, os alunos precisam inovar na produção. “É hora de sair da mesmice e pensar sobre novos processos de criação na era digital”, acredita. “Queremos mostrar que, misturando elementos da tecnologia com conceitos de publicidade e audiovisual podemos criar novos conceitos”, completa Rodrigo.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.