Alunos saem da sala de aula e participam de Seminários de Pesquisa do In-Comunicações

in-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em Alunos saem da sala de aula e participam de Seminários de Pesquisa do In-Comunicações

Por Camilla Araújo

Foto: Elisa Lemos

Os Seminários de Pesquisa “Estudos da Recepção e Audiência” e “Análise de Produtos Audiovisual”, aconteceram na manhã desta terça-feira, 12, na Mostra In-Comunicações. Coordenados pelos professores Mário César e Erna Barros, respectivamente, os Grupos de Trabalho, como também são conhecidos, permitiram que os alunos das graduações e mestrados do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), expusessem seus trabalhos para outros alunos, alcançando um retorno imediato dos resultados de suas pesquisas.

O coordenador Mário César comentou sobre o sucesso da manhã e relata a expectativa e realização do dia. “Sala cheia e todos querendo contribuir faz com que tenhamos certeza de que o objetivo está sendo cumprido e é este feedback que esperamos a cada grupo de trabalho realizado”, conta Mário. Para a professora Erna a mediação é feita com intenção de que a troca de conhecimentos entre os alunos seja proveitosa. “O que esperávamos na manhã de hoje foi que houvesse uma troca simultânea entre ouvintes e pesquisadores e foi o que conseguimos”, afirma a coordenadora.

Aproveitando os temas, a professora de Jornalismo, Sônia Aguiar, trouxe sua turma do terceiro período para os seminários, com o intuito de fazer com que seus alunos tenham um maior contato com o conteúdo que é dado em sala de aula. “Estudo de audiência é algo pouco disseminado e uma área que eles não conhecem. A oficina irá facilitar na produção, no entender melhor essa relação da expectativa de público e como se configuram as audiências de diferentes veículos”, explica a professora.

Para o aluno do terceiro período, Thiago Farias, trazer pesquisas realizadas no estado de Sergipe, possibilita um melhor direcionamento e o tema também será bem absorvido pelo fato de estarem envolvidos com o assunto. “Essa troca de conhecimentos é a marca do In- Comunicações e a professora transferir a aula para cá dá maior dinamismo no que é passado em sala de aula”, conta o aluno.

Conhecimento compartilhado

De acordo com a aluna de publicidade, que participa do grupo de pesquisa Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), Laura Aguiar, a oportunidade de dividir com outros alunos os resultados de sua pesquisa é enriquecedor para ambas as partes. “O tema do projeto é “Consumo Cultural Entre os Jovens de 18 a 24 anos” e tem como objetivo descobrir a forma como esses jovens se comunicam. Expor esse trabalho hoje foi importante até para o crescimento profissional”, conclui Laura.

A mestranda de comunicação, Laila Oliveira, apresentou seu trabalho sobre estudos da narrativa motivacional no segundo seminário. Ela expôs seu objeto de pesquisa, a telenovela “ Da Cor do Pecado”. A intenção do trabalho é compreender os conflitos que existem nos produtos.“A primeira novela com uma protagonista negra foi exibida em 2004, sendo que o Brasil é multirracial. Diante disso foi feito uma avaliação para compreender como é feita a construção da categoria raça e categoria gênero que existe nessa ficção”, afirma.

O In-Comunicações é uma atividade com teor cientifico realizada pela UFS, que estimula o desenvolvimento da ciência das comunicações, dando uma oportunidade para que novos alunos se interessem e comecem a produzir.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.