Estudantes de Jornalismo da UFS recebem orientação pedagógica

in-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em Estudantes de Jornalismo da UFS recebem orientação pedagógica

Por Alana Karolina Gois

Como parte da programação deste ano, a Mostra In-Comunicações, promoveu na manhã desta segunda-feira, 11, no Centro de Cultura e Arte (Cultart), um bate-papo informativo sobre o funcionamento do curso de Comunicação Social Habilitação Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A orientação pedagógica, intitulada “Jornalismo na UFS – Modo de Usar”, foi dirigida pela coordenadora do curso, Greice Schneider, e pelo professor do departamento, Vitor Braga. Durante a reunião, os estudantes da área, especialmente os calouros, conheceram a estrutura do curso e puderam tirar dúvidas acerca de temas, como disciplinas práticas, atividades complementares, projetos de pesquisa e extensão, estágio, e TCC.

Segundo Greice, esse encontro com os estudantes de jornalismo, principalmente com os que acabaram de ingressar na faculdade, é importante para esclarecer alguns pontos sobre como o curso funciona, a fim de evitar o atraso na formação acadêmica. “É uma acolhida, que a partir de agora será feita com regularidade pela coordenação, para não deixar os alunos soltos. Espero ter conseguido esclarecer as dúvidas”, diz Greice.

De acordo com Vitor, a falta de informação é um fator prejudicial ao bom andamento da grade curricular, culminando, muitas vezes, no atraso do curso. “Esse diálogo inicial é importante porque apresentamos as regras do jogo. É interessante que eles tenham, por exemplo, o entendimento de um estágio, das cargas horárias, do que eles precisam cumprir”, ressalta o professor, que ainda reforça o objetivo do encontro. “Queremos deixar os alunos informados, mostrar a eles o caminho e manter aberto o diálogo. Se precisarem tirar mais dúvidas, nós estamos à disposição”, enfatiza.

Novos alunos, novas expectativas

O estudante do primeiro período de Jornalismo, Neandes Tavares, de 23 anos, acredita que esta é uma oportunidade de se manter inteirado sobre o que está por vir ao longo do curso. “Como calouro, é muito bom chegar na universidade e ter alguém para nos instruir”, conta Neandes, que continuará participando da mostra. Para Juan Espiñeira, de 17 anos, e também recém-chegado na UFS, é essencial que o calouro receba uma orientação a respeito dos caminhos que ele deve seguir na faculdade. “A gente entra sem ideia das coisas, eu pelo menos não tinha ideia sobre a parte do estágio”, diz Juan.

Já Leandro Gomes, de 25 anos, estudava Ciências da Computação na UFS, mas decidiu mudar para Jornalismo. Para ele, a conversa foi interessante, pois muitas dúvidas foram tiradas, como a possibilidade de transformar atividades complementares e disciplinas eletivas em matérias optativas. “Eu jamais imaginaria as coisas que eu vi aqui se não tivesse esse esclarecimento”, expressa Leandro.

Mostra continua

Ao final da reunião, os alunos foram incentivados pela coordenadora a continuarem frequentando a mostra e a convidarem o público de outros cursos. “A ideia é de debater, de trocar experiências”, afirma Greice. É o que a caloura, Clarissa Martins, de 17 anos está fazendo. Ela passou a tarde de sábado apreciando todas as fotos da exposição. “Me inspirei bastante, porque eu pretendo no futuro trabalhar com fotografia”, conta Clarissa.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.