In-Comunicações inicia maratona de oficinas

in-comunicaçõesnotíciasComentários desativados em In-Comunicações inicia maratona de oficinas

Por Caroline Matos

A Mostra In-Comunicações 2015 começou a todo vapor. Na tarde deste sábado, 09, o Centro de Cultura e Arte (Cultart) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), recebeu as oficinas de “Maquiagem Cinematográfica para Filmes de Baixo Orçamento”, ministrada por Camilla Pedrosa, e de “Empreendedorismo Cultural: como e quando empreender cultura”, realizada por Ruhan Victor Oliveira.

A oficina de Maquiagem Cinematográfica foi promovida pelo Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACS), da UFS, e contou com uma sala repleta de participantes curiosos e dispostos a aprender as técnicas ensinadas por Camilla. Sob olhares concentrados, a proponente demonstrou como funciona o processo de criação de hematomas falsos em 2D com produtos de fácil acesso e baixo custo (tintas, cosméticos comuns), geralmente presentes em nossas casas. Além disso, em vídeo, a oficineira expôs o trabalho de algumas de suas referências no que diz respeito ao tema, para que os ouvintes pudessem ter uma base do que aprenderiam logo em seguida.

Os participantes puderam interagir com a ministrante e entre si, aplicando as técnicas de maquiagem aprendidas uns nos outros. “Me surpreendeu muito, porque o pessoal tava bem dedicado, foi bem interessante. Foi até mais do que eu esperava, todo mundo foi bem receptivo. Eu vi que queriam aprender, e acho que o mais legal é isso”, conta Camilla. Se_DSC0935gundo ela, apesar de já ter ministrado essa oficina em uma outra ocasião para um público com perfil diferente, a vontade e a curiosidade eram a mesma por parte dos participantes, sem distinção de idade.

O estudante de Audiovisual, Kaippe Reis, acredita que o In-Comunicações é um espaço de exposição que nos permite ir além do que aprendemos em sala de aula. “A própria Camilla, mesmo, não aprendeu o que sabe sobre maquiagem dentro da universidade. Agora, ela tem a oportunidade de passar o conhecimento para outros neste espaço”,diz Kaippe.

Empreender cultura

Já a oficina de “Empreendedorismo Cultural: como e quando empreender cultura”, promovida pelo ModaÉ Drops, foi ministrada por Ruhan Victor Oliveira, diretor criativo do projeto. O ministrante recebeu dois convidados para um bate-papo descontraído e interessante sobre moda, cotidiano e empreendedorismo cultural. Os convidados foram Victor Balde, co-criador do festival Zons, e Elma Santos, produtora cultural da Feirinha Gastrô. Nessa conversa os ouvintes puderam conhecer um pouco da trajetória dos convidados e do proponente da oficina, além de compartilharem suas experiências.

Sobre a sensação de transmitir seus conhecimentos para as pessoas, Victor Balde afirma: “É sempre bom! Faço o possível para tentar compartilhar essas ideias, e estar sempre conversando e ouvindo. A gente procura muito quebrar as hierarquias”.

A sala da oficina, que inicialmente contava com poucos participantes, foi preenchida por muitos olhares curiosos e instigados pelo diálogo proposto pelos convidados, que compartilharam seus conhecimentos. “Quero passar um pouquinho da minha experiência, mostrar que é possível criar. Acho que esse é o ponto principal dessa oficina”, diz Ruhan, que ressalta a importância de exercermos a criatividade e sairmos do lugar comum.

Para a estudante de Publicidade e Propaganda da UFS, Aryane Louise, a experiência foi proveitosa e estimuladora. “Achei bem construtivo, porque ele discutiu desde o processo criativo, até as próprias dificuldades em empreender ideias novas. E o melhor de tudo foram os conselhos finais. Saímos do talkshow realmente com vontade de colocar os projetos e ideias em prática”, comenta a estudante.

O In-Comunicações continua com sua programação até o dia 15 de maio, trazendo muitas outras oficinas e palestras durante a toda a semana.

Comments are closed.

  • Agenda

    No Upcoming Events found!

© 2015 DCOS UFS. Todos os direitos reservados.